Durante dezanove anos percorremos os Caminhos de Leitura. Viajámos e lemos através das emoções. E o nosso Caminho foi ficando colorido de palavras e de sentidos.
Sentimos, em 2021, que seria o momento de ir mais longe, aprofundando e conhecendo melhor o que a literatura para a infância e juventude podia oferecer.
O Observatório de Leitura nasceu em parceria com o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, a DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Investigação em Estudos da Criança – Universidade do Minho, e é constituído por um grupo de 10 especialistas de Literatura para a infância e juventude, que analisa e faz a seleção da edição nacional e de língua oficial portuguesa (exceto Brasil), com vista à atribuição do SELO CAMINHOS DE LEITURA.
Difundir e promover a literatura para a infância e juventude, os escritores, ilustradores e editores, proporcionando a troca de conhecimento editorial e projetando os autores nos territórios da CPLP são os objetivos do Observatório de Leitura.
A decisão do Observatório de Leitura
Na segunda edição do Selo Caminhos de Leitura, o Observatório de Leitura recebeu, na totalidade, 103 títulos de 34 editoras e edições de autor. Todos os títulos foram sujeitos a avaliação, análise e discussão pelo grupo de especialistas. O número de livros premiados, com edição de 2023, em cada uma das categorias foi:
Selo Distinção (considerados os melhores livros do ano) – 10 livros
Selo Seleção (livros que não podem faltar em qualquer biblioteca, com diversidade de autores, editoras e temáticas) – 20 livros
Selo António Torrado – Menção Honrosa (livro que se destaca em todas as categorias) – 1 livro
Selo Brasil (selecionados a partir dos livros premiados com o Selo Cátedra 10 – Cátedra da Unesco para a Leitura da PUC-Rio) – até 5 livros