observatorio_juri

©Daniel Fernandes

Com a coordenação técnica de Benita Prieto, apresentamos o grupo de especialistas que constituem o Observatório de Leitura.

juri_serafim

ANTONIO JORGE SERAFIM

Foi funcionário da Biblioteca Municipal de Beja, durante 11 anos, no setor infantojuvenil, desenvolvendo funções na área da narração oral e na da mediação do livro e da leitura.
Como narrador de contos tradicionais e promotor do livro e da leitura, atividade que vem exercendo já lá vão aproximadamente 25 anos, destaca as inúmeras escolas, bibliotecas públicas e municipais, prisões, centros de dia, festivais de teatro, feiras do livro, centros culturais, que vem percorrendo de norte a sul do país, levando a arte milenar da palavra nua e crua e, ao mesmo tempo, imaginária, deliciosa e doce a quem a queira ouvir. De salientar, também, as oficinas de mediação de narração oral e mediação de leitura que tem efetuado para as Associações de Pais, Professores e Educadores e em seminários subordinados à mediação de leitura.
Destaca, enquanto contador de histórias, as participações na Feira do Livro de Buenos Aires, em Cabo Verde (Ilha de Santiago e São Vicente), Luxemburgo, Suíça, Estados Unidos, Festival de Cuentos por La Paz, em Montevideu, Festival de Cuentos Los Silos, em Tenerife e, a convite do Instituto Português do Oriente, duas deslocações a Macau.
É membro do grupo musical “ Tais Quais”, conjuntamente com grandes nomes da música portuguesa: Tim, João Gil, Vitorino, Vicente Palma, Paulo Ribeiro, Celina da Piedade e Sebastião Santos.
Define-se como um esmerado cozinheiro nas artes da boa-disposição. Narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas em situações que nem lembram ao diabo, gosta de as temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto. Depois de lhes tomar o gosto, refoga-as com muita sátira aos bons, maus e piores costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha. Arremata o suculento cozinhado com um polvilhado de Stand Up Comedy.
Contactos: serafimstoria@gmail.com

juri_benita

BENITA PRIETO

Curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Atriz, Escritora e Contadora de Histórias. Criou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias do Rio de Janeiro. Produziu o documentário “Histórias” sobre os narradores orais urbanos e organizou o livro “Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes”.
Desde 2012 pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital. Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos, Coordenadora técnica do Selo Caminhos de Leitura. Presidente da Ações & Conexões – Associação Cultural de Portugal. Integrou o Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ/CNPq) do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio de Janeiro, que escolhe os livros para o Selo Cátedra 10.
Natural do Rio de Janeiro, atualmente reside em Alhandra, Portugal, onde tem participado em ações de promoção de leitura e narração de histórias no Caminhos de Leitura, Maratona de Leitura Sertã, Palavras Andarilhas, Folio, Rio de Contos, Festa dos Contos, Rede de Bibliotecas Escolares e diversos eventos e espaços culturais.
Contactos: benitaprieto@gmail.com

juri_bru

BRU JUNÇA

Nasci em Évora num domingo e, talvez por isso, seja dada ao vagar. Vivi na rua onde morou Florbela Espanca. Gosto da côdea do pão acabado de cozer. A minha casa ficava por cima da minha primeira escola. Rua abaixo, rua acima, fui apre(e)ndendo o mundo. Aprendi matemática na mercearia do Sr. Ângelo. Percebi que o caminho dói quando o Sr. Moreira me punha meias solas nos sapatos, gastos pela brincadeira. Aprendi a escutar, ouvindo as estórias da vizinhança contadas pela D. Vicência e pela D. Victória. Tive um grilo e dois canários. Aprendi o cuidar e o dizer adeus. O cheiro a café devolve-me a casa. São os pássaros que acordam a manhã à minha janela. Quis ser professora. Aos 18 anos, Lisboa foi-me demasiado barulhenta. Formei-me na Universidade de Évora. Continuo a enviar postais, escritos à mão. Numa cozinha aprendi a contar grãos. Contar o tempo. Contar a vida. Acareio tudo quanto é memória. Não vivo sem livros. Sou mediadora de leitura. Conto histórias. Viajo muito ao redor de mim nas viagens que faço pelo mundo. Tenho mãos inquietas. Faço livros de pano e pastéis de nata. Tenho o vício dos livros antigos. O lume de chão é-me companhia onde a Palavra é encontro com o mundo e com o outro. A palavra une, desembaraça e abraça.
Contactos: gnomobru@hotmail.com

juri_dora

DORA BATALIM SOTTOMAYOR

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É pós-graduada em Sociologia da Comunicação e Cultura e em Ciências da Educação, nas vertentes de Educação e Leitura.
Tem mestrados em Livros e Leitura para Crianças e Jovens e em Didática da Língua e da Literatura, ambos da Universidade Autónoma Barcelona e fez o curso de Terapia Artística.
É coordenadora pedagógica e docente da Pós-Graduação em Livro Infantil na Universidade Católica e professora de Literatura Infantojuvenil e de outras disciplinas que cruzam arte e educação na ESEI Maria Ulrich e, agora, no ISPA, nos cursos de licenciatura e mestrado.
Foi jurada de várias edições do Prémio Nacional de Ilustração. Integrou equipas de serviços educativos de instituições como o CAM (Fundação Calouste Gulbenkian) e o Museu Berardo/CCB. Faz parte da rede de especialistas da DGLAB e do PNL2027, traduz literatura infantil.
Contactos: diraibs@gmail.com

juri_iede

IÊDA ALCÂNTARA

Por sete anos foi atriz, atuou em 21 peças de teatro, sendo 10 infantis. Mais tarde, formada em engenharia e com especialização em gestão, construiu muitas obras e administrou algumas empresas, até que um dia… se apaixonou por fazer livros. Em 2013, fundou a Editora Motirô, especializada em obras infantojuvenis. A Iêda gosta mesmo é de brincar com os textos e desenhos, embalando boas histórias em livros para toda a gente se deliciar. Foi assim que se descobriu diretora de arte e designer editorial, até que um dia… resolveu escrever e ilustrar histórias. Em 2021, pela Editora Rota Imaginária publicou seu primeiro livro “Quem disse que eu disse o que eu não disse?” – obra selecionada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para compor o acervo literário da Rede Municipal de Ensino de São Paulo –, “Cadê a minha chave?” e ilustrou o “Voa, Voa” de Andréa Pelagagi. Ilustrou também a coleção “Mapa de Poesias” (de Portugal e de Lisboa) de José Santos e Alexandre de Sousa. Escreveu o livro de atividades infantil “Um dia de consulta” e organizou as publicações “ONV na Pandemia”, “Histórias de Hospital” e o “Dicionário do Doutor Palhaço” para a Operação Nariz Vermelho – organização de palhaços em hospital em Portugal, da qual é Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa.
Contactos: iedaalcantara0312@gmail.com

juri_maria_jvitorino

MARIA JOSÉ VITORINO

Professora desde 1976, profissionalizada desde 1979. Bibliotecária desde 1990. Formadora certificada desde 1998. Exerceu funções de coordenação interconcelhia na RBE (1998-2014). Tradutora. Editora de conteúdos. Curadora.
Licenciada em História (1977). Curso de Especialização em Ciências Documentais – Bibliotecas e Documentação (1990). Mestrado em Ciências da Educação – Educação e Leitura (2014). Pós Graduação em Gestão e Curadoria da Informação (2015).
Membro de órgãos diretivos de associações sem fins lucrativos : APMNR Associação Promotora do Neorealismo, Laredo Associação Cultural (co-fundadora), Associação Forum Manifesto.
Integra o Comité Conjunto IFLA-IASL.
Membro ativo de outras associações profissionais e culturais, tais como a BAD Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Informação, IASL International Association of School Librarianship, Ateneu Artístico Vilafranquense, APCEP Associação Portuguesa de Educação Permanente, SPGL/Fenprof Sindicato de Professores da Grande Lisboa.
Membro da Comissão de Honra do PNL2027
Prémios: IASL Schoollibrarianship IASL 2009
Cidadão D’Honra 2010. Mérito Cultural (Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira)
Contactos: mariajosevitorino@gmail.com

juri_paula_cusati

PAULA CUSATI

Mediadora de leitura e formadora acreditada pelo CCPFC na área da Promoção da Leitura. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, especializada em Ensino das Línguas Estrangeiras e pós-graduada em Livro Infantil. Completou a parte curricular do Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil da Universidade de Castilla-La Mancha. Trabalhou durante vários anos numa Biblioteca Municipal, onde foi responsável pelas atividades de Animação e Promoção da Leitura. Foi animadora do projeto Cata Livros (Fundação Gulbenkian) nos concelhos do Litoral Alentejano e Algarve. Concebe e dinamiza sessões de leitura em voz alta com livro em presença e projetos continuados de promoção da leitura e da escrita para crianças, jovens e adultos. Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Presta consultoria individual, profissional e institucional no campo da mediação leitora e da promoção da leitura e da escrita.
Contactos: paula.cusati@gmail.com

juri_rita_pimenta

RITA PIMENTA

Nasceu em Luanda (Angola) em 1966. É jornalista-copydesk do jornal Público desde 1990. Semanalmente, ao sábado, assina a página Crianças/Guia daquele jornal diário.
Escreve sobre livros para crianças e jovens desde 1997, tendo começado por divulgá-los mensalmente na rubrica Letra Pequena no suplemento Mil Folhas. A rubrica passou depois para uma edição quinzenal na revista Pública e desde Outubro de 2008 transformou-se no blogue Letra Pequena (http://blogues.publico.pt/letrapequena/).
Integra o júri do Prémio Sociedade Portuguesa de Autores de Literatura desde 2009 (excepto no ano de 2013).
Licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez simultaneamente as cadeiras da variante em Ensino da Geografia.
Frequentou o curso de Filosofia, variante de Filosofia da Ciência, e concluiu o Curso de Especialização em Técnicas Editoriais do Departamento de Linguística (ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
Fez o curso de Francês para Estrangeiros na Faculdade de Letras da Universidade de Neuchâtel (Suíça) e foi bolseira do curso de Escrita Literária, orientado por Luísa Costa Gomes, da Universidade Lusófona (Lisboa).
Leccionou Geografia na Escola Secundária Ana de Castro Osório (Bela Vista), em Setúbal. Colaborou na edição/revisão de livros com várias editoras portuguesas.
Vive em Setúbal com José Almeida. O filho de ambos, o Artur, já adulto, ajudou-os desde cedo a escolher os livros que fazem sentido em diferentes fases do desenvolvimento das crianças.
Contactos: rpimenta@publico.pt

juri_rui_veloso

RUI MARQUES VELOSO

Professor aposentado da Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo leccionado ao longo de 53 anos no ensino secundário, médio e superior (politécnico e universitário). Com especialização em Literatura para a Infância e Juventude desde 1976, publicou numerosos artigos da especialidade, realizou mais de duas centenas de ações de formação e conferências em Portugal e no estrangeiro. Mantém-se ligado ao Plano Nacional de Leitura desde a sua criação.
Contactos: ruivel@gmail.com

juri_sara

SARA REIS DA SILVA

Sara Reis da Silva é doutorada e pós-doutorada em Literatura para a Infância e docente no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Desenvolve a sua docência e investigação na área da Literatura para a Infância e em outras correlatas: estudos literários, didática da literatura, promoção e mediação de leitura, ilustração para a infância, entre outras. É membro efetivo do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM) e membro nato da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico” (RED LIJMI – www.usc.es/lijmi). Integrou a equipa do Projeto Gulbenkian–Casa da Leitura (www.casadaleitura.org). Colaborou nos projetos de investigação “Living Among Books” (Erasmus +) e “Géneros poéticos breves e educação linguística e literária” do InED-ESE (Porto).
Tem proferido conferências e apresentado comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. É autora de diversos livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas em diferentes línguas, entre outros. Em 2020, coordenou a edição do volume Clássicos da Literatura Infantojuvenil em Forma(to) de Livro-Objeto (UMinho Editora). É responsável pela colecção “Vozes e Rostos da Literatura Infanto-Juvenil Portuguesa” (Tropelias & Companhia). Orientou várias teses de Doutoramento e de Mestrado na área da Literatura para a Infância.
Contactos: sara_silva@ie.uminho.pt

margarida_costa

MARGARIDA COSTA

Cresceu e habita entre o rio e a serra do poeta que nos diz “Pelo sonho é que vamos”. Fez-se educadora, andaimando infâncias desde 1986. A partir de 1993, iniciou a formação ao longo da vida que contribuiu para a pessoa que é: mãe do Tomás, do Artur e da Alice. Continuou sempre aprendente, concluindo pós-graduação em Administração e Gestão Escolar, em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, em Educação Especial: Domínio cognitivo-motor e em Livro Infantil. Teve o privilégio de trabalhar mais de uma década como professora bibliotecária e em funções técnico-pedagógicas na Rede de Bibliotecas Escolares, o que acrescentou visão, saber e empatia sobre o mundo da escola e da educação. Em 2021, regressou ao jardim-de-infância, onde espera terminar a carreira, a aprender entre aqueles que lhe devolvem ternura e boa energia todos os dias.
Contactos: margarida0costa@gmail.com

OUTROS ELEMENTOS DO JÚRI

juri_tamara

TÂMARA BEZERRA

É Artista por vocação, Educadora por formação, Mãe por bondade do Universo e Mulher cearense por sorte. A Contadora de Histórias é Mestre pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e doutoranda em Formação de Professores pela mesma instituição. Há mais de 25 anos, dedica-se a pesquisas e partilhas com narração oral de histórias no Brasil e em outros países. É autora de literatura para crianças e jovens, compondo o seu repertório sob forte influência da poética do sertão do Nordeste brasileiro. Atua como formadora de narradores orais e professora do ensino superior. Integrante da Rede de Contadores de Histórias do Ceará e do grupo Costureiras de Histórias (Brasil), é também Associada da Ações & Conexões Associação Cultural (Portugal).

Obs: membro do júri na atribuição dos prémios Observatório de Leitura 2022.
Contactos: tamarabezerra451@gmail.com