Sugestões de Leitura

Aqui encontram-se os livros informativos enviados para o Observatório de Leitura, que, atendendo às normas de participação do Selo Caminhos de Leitura, não puderam entrar em concurso. No entanto, estes livros foram também analisados e a sua leitura é recomendada pelo grupo de trabalho do Observatório de Leitura.

capa_o_que_se_faz_no_teatro
O QUE SE FAZ NO TEATRO?

Escritor: Duarte Silva | Ilustradora: Catarina Correia Marques 

Editora: Lilliput | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 48

Resenhista: Tâmara Bezerra

O Teatro é uma forma de arte em que um ator, uma atriz ou um conjunto de atores, interpreta uma história para um público. Também se denomina teatro a edificação onde se desenvolve esta forma de arte, podendo ser local de apresentações para outras linguagens artísticas, como a dança, a música, além de outras artes performáticas. Apreciar um espetáculo é uma experiência de fruição que costuma provocar encantamento em todas as faixas etárias. Será que as crianças que vão ao teatro têm ideia da multiplicidade de saberes e habilidades necessários às pessoas que estão em cena, e para além do momento da apresentação? Quem são essas pessoas? O que estudaram? Que talentos desenvolveram? Essas perguntas derivam da questão que dá nome a este livro informativo, que, de forma criativa e esclarecedora, com grande clareza na organização e composição gráfica, apresenta ao leitor o grande grupo de profissionais de uma companhia de teatro. Cada personagem presente na obra é apresentado a partir da sua atividade laboral e dos pormenores de sua contribuição para que o espetáculo aconteça. A temática de género transversaliza a obra fugindo aos estereótipos. O texto ainda destaca os prós e os contras da profissão, além de oferecer um glossário com termos específicos do universo teatral. As ilustrações, produzidas por meio de desenhos com pastel, e compostos por colagem, identificam cada personagem e seu universo. Eventualmente, seria desnecessário o jogo das páginas finais, se confiarmos na qualidade da obra, no leitor e no mediador. O livro abre as cortinas de uma nova perspectiva para que as crianças possam conhecer o universo teatral, valorizar todas essas profissões e, quem sabe, inspirarem-se.

Palavras-chave: arte, teatro, experiência artística, profissão, fruição.

liga3
capa_o_mundo_de_sofia
O MUNDO DE SOFIA 
NOVELA GRÁFICA 
VOL. 1

Escritor: Vincent Zabus a partir da obra de Jostein Gaarder | Ilustrador: Nicoby | Tradutor: Diogo Paiva

Editora: Elsinore | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 268

Resenhista: Paula Cusati

Hábil e bem-humorada adaptação ilustrada da obra do autor norueguês Jostein Gaarder, publicada originalmente em 1991, este livro informativo é o primeiro volume da novela gráfica e tem como subtítulo “A Filosofia de Sócrates a Galileu”, cobrindo o período desde o nascimento da filosofia até ao século XVII. Os autores (do argumento e da ilustração) mantém a qualidade e originalidade do livro de Gaarder, acrescentando-lhe uma estrutura mais leve e atualidade, nomeadamente, na introdução de diálogos em torno de temáticas como as alterações climáticas, a globalização, as redes sociais, a desinformação, o feminismo, ou a pandemia, entrelaçando-os inteligentemente com os conteúdos filosóficos.

Palavras-chave: banda desenhada, história da filosofia, questionamento, pensamento crítico, observação.

liga3
capa_tudo_o_que_quiseres
DESENHA TUDO O QUE QUISERES

Escritora: Madalena Matoso | Ilustradora: Madalena Matoso

Editora: Planeta Tangerina | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 48

Resenhista: Tâmara Bezerra

Nesta obra de não ficção, a autora faz um convite inusitado para que o apreciador explore o livro de forma interativa, e desenhe o que quiser, ou melhor, o que sua criatividade permitir. A partir de imagens produzidas com uma técnica de pintura vazada, e em duas cores, ela apresenta diversas temáticas de forma que, em cada sequência composta por ilustrações em página dupla, silhuetas que dialogam com frases, geralmente de um mesmo campo semântico, ou com palavras isoladas, se apresentem como uma espécie de inspiração para a continuidade das imagens e para criação de outras a partir destas, constituindo um excelente estímulo à criatividade e à liberdade expressiva/estética. O grande formato do livro permite que a proposta seja realizada também por crianças pequenas, já que os ilustradores mais novos conseguem um melhor desempenho motor ao desenharem em maiores superfícies. Em cada tema apresentado é possível a ampliação do contexto de criação deste livro, através do desafio para que seja “terminado” pelo apreciador. O espaço/convite para esta forma de co-autoria começa desde as primeiras páginas, com o apelo ao registo do nome de quem lê como co-autor.

Palavras-chave: desenho, criação, inspiração, co-autoria, imaginação.

liga3
capas_saltos_no_tempo
SALTOS NO TEMPO
UMA VISITA ESPECIAL AO MCCB

Escritora: Desirée Nobre | Ilustrações: Crianças do concelho da Batalha

Editora: MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 30

Resenhista: Maria José Vitorino e Tâmara Bezerra

Guião para visita ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (Portugal), através de uma narrativa simples, informativa. Matilde, uma menina que, ao visitar o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha – MCCB, interage com o acervo das exposições de forma divertida, e conversa com peças e obras, leva-nos a percorrer uma exposição deste Museu. A visita é pontuada por perguntas que refletem interpretações de crianças da mesma região, recolhidas em visitas presenciais. As ilustrações reproduzem desenhos de crianças visitantes, entre os 8 e os 11 anos de idade, com diversas técnicas de expressão plástica.
Livro multiformato, promove experiências sensoriais diversas – inclui tradução e adaptação para pictogramas, edição e impressão em braille, e imagens QRCODE que permitem aceder à audiodescrição e vídeo com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. A audiodescrição, em português de Portugal, é cuidada, expressiva e nítida. A interpretação em LGP é clara e bem integrada na imagem vídeo, que reproduz as páginas do livro em papel. No vídeo, o mesmo texto impresso no guião é lido expressivamente em diálogo por vozes de adulto e de crianças.
Cada vez mais se torna possível observar os museus como espaços de diálogo para a contemporaneidade, atendendo a um dos principais objetivos de um equipamento museológico: favorecer uma melhor compreensão do passado, de forma a contribuir para o presente e, mais ainda, o futuro. Os profissionais deste tipo de equipamento cultural buscam alcançar novos públicos, principalmente por meio da sua ação educativa, com o apoio de material criado para uma mediação capaz de promover compreensão crítica sobre a complexidade do conhecimento, da vida em sociedade e do meio ambiente, e de tornar a ida ao museu desafiadora, educativa e prazerosa, assim como foi para Matilde. 
Obra acessível, promove leitura inclusiva pelas crianças e por quem as acompanhe. Cativa para a descoberta do Museu e da História Local, desde a Pré-História até 1500, e promove valores de inclusão e de direito à Cultura.
Embora com algumas opções estéticas e editoriais discutíveis, é de valorizar o foco na criação de livros multiformato, ainda tão raros, promovendo a descoberta de museus e outros lugares de cultura.

Obs.: A obra foi produzida pelo CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. O Município da Batalha e o MCCB contaram ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas da Batalha e da Casa do Mimo – Centro Lúdico e Ocupacional para Crianças e Jovens com Necessidades Especiais.

Palavras-chave: museu, história, livro multiformato, inclusão, mediação em educação.

liga3
capa_apanhar_sol
APANHAR AR APANHAR SOL

Escritora: Isabel Minhós Martins | Ilustrador: Bernardo P. Carvalho

Editora: Planeta Tangerina | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 180

Resenhista: Benita Prieto

Quando a ciência sofre tantos ataques pelo mundo é importante existirem livros que abordam o conhecimento científico, ajudando na construção de um pensamento crítico. Esta obra traz para o leitor dois componentes que são essenciais para a vida no planeta Terra: o sol e o ar. Há várias camadas de leitura que facilitam interagir com temas complexos, possibilitando a aproximação aos conteúdos, sem transformar os conceitos em pretextos para ensinar algo, pois a própria organização, ágil e divertida, leva à reflexão e à informação. A preocupação dos autores em ter vários cientistas como consultores mostra a seriedade da proposta. O projeto gráfico e as ilustrações possibilitam a interação, inclusive propondo ao leitor que também contribua para o texto, fazendo seus próprios registros, tornando-o uma publicação colaborativa. O livro apresenta uma estrutura dupla, conduzindo o leitor à reviravolta que acontece a meio da leitura, quando uma rajada de vento mais forte o obriga a mudar de direção. A dualidade de capas está refletida na própria dicotomia cromática do amarelo e azul. Também se nota um equilíbrio das cores e das diversas misturas, sem excessos. Os livros informativos, cada vez mais populares, são aliados na divulgação de um saber que antigamente estava fechado na escola e era usado como instrumento de poder. A popularização desse gênero pode facilitar no combate às falsas notícias tão danosas para a sociedade. 

Obs.: O livro tem a colaboração de Sonia Antón (astrofísica), Ricardo Trigo (meteorologista), Ricardo Tomé e Fernando Catarino (biólogos).

Palavras-chave: sol, atmosfera, natureza, ciência, Terra.

N.B.

– Em cada um dos textos anteriores, foi respeitada a opção do autor, relativamente à utilização do Acordo Ortográfico.

– A apresentação dos livros no Site obedece a uma opção estética, não havendo ordenação por nenhum critério de avaliação.