Selo Brasil 2022
O Observatório de Leitura, do Município de Pombal, concede anualmente, desde 2023, o Selo Brasil a livros premiados pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, com o Selo Cátedra 10 Distinção.
Essa ação decorre do Acordo de Cooperação Cultural e Académico assinado entre o Município de Pombal e a PUC-Rio. A Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio segue os mesmos critérios de avaliação do Observatório de Leitura do Município de Pombal.
O Selo Brasil é atribuído no máximo a 5 livros selecionados pelos especialistas da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
A melhor mãe do mundo
Escritora: Nina Rizzi |Ilustração: Veridiana Scarpelli
Editora: Companhia Das Letrinhas | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 32
Resenhista: Maria Clara Cavalcanti
Sabe uma mãe que inventa mil brincadeiras, é carinhosa, ajuda os vizinhos e adora cozinhar? Pois essa é a minha mãe! Pena que ela não está morando conosco por algum tempo, mas sempre que vamos visitá-la, eu e meu pai, fazemos os pratos que ela mais gosta. Na hora de voltarmos para casa, bate a maior tristeza, mas sabemos que daqui a um tempo ela volta.
Com linguagem coloquial e cheia de afeto o livro enfatiza a capacidade do amor em preencher ausências, sem deixar que a distância enfraqueça a força das relações.
As ilustrações ocupam páginas inteiras e dialogam com o texto adicionando novos significados à narrativa.
Palavras-chaves: amor, separação, mãe, saudade, prisão
BABEL ÁFRICA
Escritor: Muriel Bloch| Ilustração : Magali Attiogbê |Tradução: Ana Carolina De Freitas
Editora: Globinho | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 112
Resenhista: Augusto Pessoa
Coletânea de contos populares de várias culturas e países do continente africano. Narrativas antigas cheias de magia e sabedoria recontadas por vozes de hoje e que falam sobre o eterno. As belas e coloridas ilustrações estão impregnadas pela atmosfera de encantamento e ancestralidade do texto verbal.
Palavras-chaves: conto popular, África, reconto, cultura popular, cultura africana
doçura
Escritora: Emilia Nuñez |Ilustradora Anna Cunha
Editora: TIBI | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 36
Resenhista: Luisa Oiticica
Duas narrativas paralelas e complementares sobre três mulheres negras de uma mesma família, três gerações de cuidado consigo e com a comunidade. O silêncio nas narrativas exclusivamente visuais, em desenhos com suave giz pastel, comunica o trabalho discreto mas fundamental dessas mulheres para a formação dos sujeitos e a conservação da memória do povo de um lugar. O livro, a leitura, a escola, a lida na terra materializam o cuidado e o elo entre gerações.
Palavras-chave: árvore, avó, feminino, formação do leitor, leitura
Guernica
Escritor E Ilustração: Bruno Loth |Tradução: Alexandre Boide
Editora: L&PM | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 88
Resenhista: Maria Clara Cavalcanti
Com linguagem em quadrinhos fortes e realistas, o livro consegue abordar diferentes aspectos da destruição da cidade de Guernica pelos alemães. Fala do sentimento de revolta que leva Picasso a pintar compulsivamente uma das obras mais fortes e famosa dos últimos tempos, que ele esperava torna-se um grito de alerta para que tal massacre jamais se repetisse. Fala dos horrores da guerra que se tornam ainda mais reais e assustadores, por humanizar os personagens que aparecem na obra contando o que acontece com cada um deles e como suas vidas, em questão de segundos, mudam para sempre.
Uma edição excepcionalmente bela, com ilustrações em cinza, marrom , preto e vermelho, que enfatizam a dor, o sofrimento dos habitantes, e a destruição da cidade.
Um livro impactante, que merece ser lido, relido e compartilhado.
Palavras-chave: guerra, morte, Pablo Picasso, Guernica, destruição, dor
N.B.
– Em cada um dos textos anteriores, foi respeitada a opção do autor, relativamente à utilização do Acordo Ortográfico.
– A apresentação dos livros no Site obedece a uma opção estética, não havendo ordenação por nenhum critério de avaliação.