Sugestões de Leitura

Aqui encontram-se os livros informativos enviados para o Observatório de Leitura, que, atendendo às normas de participação do Selo Caminhos de Leitura, não puderam entrar em concurso. No entanto, estes livros foram também analisados e a sua leitura é recomendada pelo grupo de trabalho do Observatório de Leitura.

capa_o_que_se_faz_no_teatro
AS ÁRVORES GUARDAM SEGREDOS
QUANDO CADA ÁRVORE NOS CONTA UMA HISTÓRIA

Escritor: Lucas Riera | Ilustradora: Olivia Holden | Tradutora: Ana Markl

Editora: Lilliput | Ano de publicação: 2023 | N.º de páginas: 44

Resenhista: Sara Reis da Silva

Celebração da biodiversidade e elogio à árvore, este volume, excepcionalmente ilustrado, proporciona um convívio sensível com uma grande variedade de árvores, de latitudes distintas. Este livro guarda, assim, muitas árvores e “aquelas” árvores, algumas centenárias, que tiveram um papel absolutamente insubstituível nas vidas de pessoas diferentes. A informação veiculada, num discurso sóbrio e claro, articula o objecto (idade, espécie e região da árvore) com segmentos que reproduzem narrativas lendárias ou pequenas histórias, entre o real e o ficcional, decorridas junto de grandes ramos e de troncos gigantes, por exemplo, que abrigaram bruxas, namorados e viajantes ou foram cenários de brincadeiras e festas. As ilustrações são profusas, policromáticas, atentas ao pormenor e expressivas. Nestas, os elementos naturais, naturalmente, em especial, as árvores, e as crianças ocupam um espaço relevante. Este é um livro-álbum não ficcional que bem exemplifica as potencialidades educativas (educação para a ciência, educação artística, educação histórica…) desta tipologia textual.

Palavras-chave: natureza, árvore, ecologia, história, infância, tradição.

liga3
capa_o_mundo_de_sofia
Nano 
A Espetacular Ciência das Coisas Muito (mesmo Muito) Pequenas

Escritor: Jess Wade | Ilustradora: Melissa Castrillón | Tradutor: Pronto a Editar Atelier

Editora: Lilliput | Ano de publicação: 2023 | N.º de páginas: 36

Resenhista: Rita Pimenta

Um livro que mostra aos mais novos que o mundo está cheio de elementos invisíveis. Há átomos por todo o lado: no ar que se respira, na água que se bebe, em nós e nos outros seres vivos. A arte e a ciência unem-se aqui para nos mostrar o que não se vê.
Começa-se por convidar o leitor a observar o que o rodeia: “Em tua casa, olha à tua volta. Tudo é feito de algo.” Na imagem, vê-se as várias assoalhadas do interior de uma moradia, ao mesmo tempo que se identificam alguns materiais: “papel” (livro que a menina lê), “lã” (no tapete do quarto), “vidro” (na janela da sala e no espelho da casa de banho), “metal” (na televisão), “madeira” (no móvel da sala), “plástico” (no tradicional patinho amarelo para brincar no banho) e outros que há muito habitam connosco.
Na base da página vem a explicação: “Algo leve ou algo pesado, algo resistente ou flexível, algo suave ou algo áspero… cada um destes ‘algos’ é perfeito para tarefas diferentes.” E assim ficam apresentados os “materiais”.
Segue-se a descoberta sobre as diferenças entre eles e a indicação do caminho para a fazer. Sugere-se o microscópio, para olhar para dentro deles. Daí, parte-se rumo ao conceito de “nanomaterial”, que tem “apenas um átomo de espessura”.
Os nanomateriais já são usados em aviões, em telemóveis, nos cuidados médicos e em “superpeneiras”, que retiram o sal da água do mar e assim ajudam milhões de pessoas com necessidade de acesso a água potável.
Com ilustrações artísticas, mas com rigor científico, Nano torna claro o que não se vê.
(Excerto/adaptação do texto divulgado no Público “O mundo está cheio de elementos invisíveis” a 8 de Julho de 2023.) 

Obs.: Livro recomendado pela Sociedade Portuguesa de Química.

Palavras-chave: nanomateriais, ciência, Química, átomos, conhecimento.

liga3
capa_tudo_o_que_quiseres
SE UM DIA
Os direitos de autor explicados aos mais jovens

Escritora: Maria Inês Almeida | Ilustrador: Manel Cruz | Design: Ana Faria

Editora: Porto Editora / SPAutores | Ano de publicação: 2023 | N.º de páginas: 28

Resenhista: Paula Cusati

O título “Se um dia…” dá o mote a todos os possíveis atos criativos capazes de gerar direitos de autor, que vão aparecendo, cada um na sua página, através de uma frase, com a companhia da respetiva ilustração. Essa eventualidade futura, expressa gramaticalmente através do futuro do conjuntivo, depois da enumeração, adquire carácter de certeza na constatação da autoria de quem a levou a cabo: “Então, é porque és um autor!”. Explica-se, por fim, a necessidade de defender os direitos de autor e de responsabilizar quem não os respeita, apresentando o organismo que o faz no nosso país: a Sociedade Portuguesa de Autores, que coedita este livro informativo, em parceria com a Porto Editora.
Temática importante e necessária. Livrinho útil, sobretudo, para as bibliotecas escolares e, em geral, para as escolas, nomeadamente, nas aulas de Cidadania ou de Literacia Mediática. 

Obs.: Edição apoiada pelo fundo cultural da Sociedade Portuguesa de Autores. A Organização de Estados Ibero-americanos apoia a promoção, divulgação e tradução desta obra.

Palavras-chave: direitos, autor, livro, música, cinema, artes.

N.B.

– Em cada um dos textos anteriores, foi respeitada a opção do autor, relativamente à utilização do Acordo Ortográfico.

– A apresentação dos livros no Site obedece a uma opção estética, não havendo ordenação por nenhum critério de avaliação.